Revista Reforma Fácil

Puro Lazer

Por que sair de casa quando se pode aproveitar a área de lazer para relaxar, receber os amigos e jogar conversa fora? Com pouco ou muito espaço e algumas ideias na cabeça é possível deixar seu "cantinho" aconchegante. Confira diversas opções para se inspirar em sua área de convivência

AGUINALDO PETTINATI

Se a vida não é apenas trabalho e o trânsito e a violência das cidades assolam cada vez mais as pessoas, a solução é evitar filas e aproveitar o descanso em casa, na sua área de lazer. "Como em qualquer projeto de arquitetura, é preciso que o arquiteto converse bastante com seu cliente para conhecer seus hábitos e definir o que ele realmente quer. Se o espaço será ocupado pela família, pelos amigos,etc.", avalia a arquileta Mariane Garcia Unanue, do Omni Studio Arquitetos, de Juiz de Fora, MG. "Além disso, é interessante o cliente saber quanto pretende gastar aproximadamente, assim o arquiteto pode indicar materiais e propor um projeto adequado ao seu orçamento."

Segundo a arquiteta, atualmente a tendência é se divertir em casa, seja pela insegurança das cidades, pela falta de tempo para se deslocar ou pelo cansaço do dia-a-dia agitado. "A casa se torna, cada vez mais, um local que agrega todas as funções de nosso cotidiano: trabalho, família, lazer e descanso. Nosso "ninho seguro" está se tornando mais atraente, com diversas opções de lazer e descanso associadas à tecnologia e ao conforto", diz.

A primeira atitude a se tomar deve ser a de entrar em contato com um arquiteto para desenvolver um projeto que caiba em seu orçamento. "As escolhas no projeto podem significar economia na construção, com o correto posicionamento dos equipamentos para tornar o espaço mais funcional e otimizar a área, com a correta indicação de materiais para a bancada da pia, do revestimento de pisos e paredes, da instalação hidráulica e chaminés dos fornos etc", explica Mariane. "Encontramos em lojas de material de construção uma infinidade de produtos e preços que podem, e devem, ser utilizados com bom gosto e propriedade. Reformar é possível para todos."

O custo vai depender dos equipamentos que se pretende utilizar e da região do país em que se está construindo. "De forma geral, optar por produtos encontrados prontos gera uma boa economia, pois produtos sob medida exigem mais tempo de obra e mais investimento. Pesquisar preços é fundamental para quem quer economizar e fazer uma boa compra. Contar com acompanhamento de um profissional de arquitelura na hora da compra pode assegurar boas escolhas e muitos acertos na obra, como encomendar a quantidade correta de materiais para evitar sobras e desperdício."

SOL E PISCINA

Antes de começar o projelo, idenlifique a posição do sol na parte da manhã e na parte da tarde para otimizar o uso da piscina ou prever proteções contra o sol intenso nas áreas internas.

"A funcionalidade de seu uso está diretamente ligada ao local onde ela estará posicionada. Dê preferência às faces do terreno voltadas para o norte, isso garantirá que sua piscina receba sol o ano inteiro. É prudente também considerar a altura e a projeção da área edificada para evitar a incidência de sombras", explica Hamilton Carraro Jr., do escritório Atmosfera.

De acordo com o arquiteto, num terreno grande o destaque é a piscina, contudo, atualmente, é uma tendência criar espaços que unem ao tanque da piscina equipamentos como spas e ofurôs. Embora cada um destes equipamentos tenha exigências técnicas distintas, em conjunto com as piscinas eles podem ficar plenamente integrados com a construção de um deck no seu entorno.

Para evitar problemas com relação à presença constante de água, é conveniente dar preferência a madeiras mais duras, como é o caso do cumaru, que dependendo da situação pode ser aplicado sem nenhum tipo de acabamento por ser uma madeira com boa resistência à água. Vendida em ripas com espessuras variáveis, a sua aplicação pode ser feita parafusada sobre sarrafos de madeira chumbado em um contrapiso.

TAMANHO É DOCUMENTO?

Você pode ter sua área de lazer em qualquer espaço, aponta a arquiteta. "Podemos criar uma área de lazer até mesmo em apartamentos, utilizando uma varanda ou área externa. Por isso, mais importante que o espaço disponível é definir a finalidade da área de lazer e sua frequência de utilização. Para quem não tem muito espaço para uma piscina, sugerimos um ofurô ou um spa ao ar livre, com cerca de 1.30m de diâmetro. Para os que praticam natação, pode ser construída uma raia de 1.30 x 12m."

Para o arquiteto Hamilton Carraro Jr. longe de ser uma exclusividade de casas implantadas em terrenos de grandes dimensões, as áreas de lazer podem ser espaços de relaxamento, repouso ou diversão planejados de acordo com a disponibilidade de área de casas e apartamentos de todos os tamanhos. "Em geral, construir a área de lazer em um terreno generoso é menos desafiador do que aproveitar espaços restritos em apartamentos e casas pequenas, mas um projeto bem elaborado certamente tornará este aproveitamento possível."

Já os decks de madeira são acabamentos extremamente versáteis que também podem ser aplicados em varandas de apartamentos pequenos. "Neste caso é interessante utilizar os estrados já prontos que, em geral, são vendidos em módulos de 50 x 50 cm. Além de proporcionar um desenho interessante, o uso do deck pode elevar a altura do piso da varanda aproximando-o do nível da sala, o que criará uma sensação de amplitude do espaço.

ANSEIOS DE FAMÍLIA
OMNI STUDIO ARQUITETOS

Esta casa foi finalizada há dois anos, mas o projeto inicial não representava os anseios da família e, portanto, quando a construção ficou pronta, a família já sentia necessidade de reformar a casa. "O trabalho realizado pelo Omni Siudio foi, então, de analisar estética e funcionalmente o dia-a-dia da família ao habitar os espaços da casa e, posteriormente, apontar soluções para os problemas identificados", explica a arquiteia.

Primeiramente, a fachada não correspondia ao ideal de casa que eles imaginavam possuir. O primeiro passo foi trabalhar a volumetria da varanda e mudar os materiais empregados, para atualizá-la e torná-la mais rica plasticamente.

"A grande modificação foi feita no terraço. A área estava subutilizada e a família necessitava de um lugar onde conviver e reunir os amigos, por isso, sugerimos a criação de numa nova cozinha e de uma área de refeições junto à sala de tv. Na área externa, criamos um pergolado para sombrear a área de lazer e erguemos um deck com jardim para a piscina das crianças". O resultado foi a criação de uma área privativa ampla, confortável e convidativa para a convivência familiar.

RESIDÊNCIA
OMNI STUDIO ARQUITETOS

Após terem se ocupado da construção de sua residência durante 10 anos, o casal procurou o Omni Studio para repensar e incrementar o projeto de sua área de lazer. Afinal, eles desejavam e sonhavam com uma casa contemporânea, tanto em sua utilização quanto nos materiais e tecnologias utilizados.

O conceito inicial sugerido pelo escritório de arquitetura foi a criação de espaços que pudessem integrar visualmente, mas não fisicamente, as diversas áreas da propriedade, sem criar obstáculos entre arquitetura e paisagem.

A PROPOSTA

"Propusemos novos usos para o espaço: junto à área de relax da sauna foi criada uma sala de ginástica: no lazer coberto há espaço para relaxar em um ofurô com deck, jogar uma partida de bilhar ou, ainda, assistir a um filme em um confortável home cine". diz a arquiteta.

A estruturação de tudo foi facilitata porque a ampla área externa já contava com piscina, deck, churrasqueira e quadra poliesportiva, mas esses espaços eram pouco utilizados. 'Para incentivar sua utilização e integrar as áreas, planejamos a construção de um pergolado em estrutura de alumínio branca e em madeira a fim de criar uma área sombreada, de onde tanto se pode participar de um animado churrasco ou assistir a uma partida de vôlei, quanto acompanhar os jogos da Copa do Mundo na grande projeção que acontece na janela do ofurô - ponto alto do projeto."

Rua Francisco Vaz de Magalhães, 129 Cascatinha Juiz de Fora/MG 36033-340 32 3236 5033 omnistudio@omnistudio.com.br
© 2009. Todos os direitos reservados. website by Asther ProdutoraWeb